Está o Governo da Escola sob o comando da norma padronizada?
Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governação
Artigo publicado por José Manuel Rezende, Luís Gouveia & David Beirante, em 2019, na Revista Sociologia Online.
Resumo:
O conjunto de mudanças que ocorrem nos sistemas educativos nas últimas décadas tem como vetor fundamental amudançadoprogramade justiça que orienta o seu funcionamento. Éo paradigma de escola eficaz que ganha paulatinamente terreno. Esta evolução no plano dos princípios de justiça e lógicas de funcionamento tem repercussões nas formas de exercício da atividade docente, enquanto pilar incontornável para a prossecução destas novas orientações. Ora, estas novas demandas não significam que elas sejam mecanicamente assimiladas por estes profissionais. É perscrutável uma diversidade de lógicas atuantes, assentes em diferentes composições de regimes de envolvimento na ação, no exercício da atividade, e que entram em tensão de diferentes formas com as lógicas performativas incrustadas no funcionamento do sistema educativo. Alguns dos dados recolhidos no âmbito deumprojeto de investigação fornecem o suporte empírico para as indagações que se pretendem desenvolver sob um enfoque teórico de cariz pragmatista.