• O Arco-da-Velha na Escola

    O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa Artigo publicado por José Manuel Resende, Guilherme Paiva de Carvalho & Aline Raiany Fernandes Soares, em 2021, na Revista Vértices. Resumo: Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações…

  • Educar a sexualidade a várias temperaturas na escola portuguesa

    Educar a sexualidade a várias temperaturas na escola portuguesa Artigo publicado por José Manuel Resende & David Beirante, em 2018, na Revista Educação Temática Digital. Resumo: As hesitações na implementação das políticas e das ações públicas associadas à educação sexual em meio escolar, desnudam a sua natureza delicada e turbulenta. As exigências de ações coordenadas…

  • Travessar as travessas sinuosas e indeterminadas em mundos agitados

    Travessar as travessas sinuosas e indeterminadas em mundos agitados: indeterminadas em mundos agitados outras demandas à volta do agir humano Artigo publicado por José Manuel Resende, em 2021, na Revista Terceiro Milênio. Resumo: Há tempos distendidos no agir humano quando as suas ações transitam de travessias em travessias? Ou a distensão dos tempos compõe-se com…